Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

11/01/2023ㅤ Publicado às 11:03

A fiscalização do CAU/PI tem como objetivo garantir o combate a irregularidades profissionais no exercício da Arquitetura e Urbanismo. Por este motivo, uma fiscalização forte, além de cumprir a atividade fim do Conselho, gera uma série de consequências positivas para os profissionais e para a sociedade.

O CAU/PI investe anualmente em ações que fortalecem o trabalho de fiscalização, em um esforço que protege os profissionais que atuam de forma regular e os contratantes que usufruem de todos os benefícios gerados a partir de uma boa atuação de Arquitetos e Urbanistas. É importante ressaltar que a Arquitetura e Urbanismo tem uma função social enorme, abrangente, e sendo bem exercida, garante à sociedade espaços construídos com eficiência, conforto, segurança, estética, dentre vários outros.

Em 2022, a fiscalização do CAU/PI emitiu 1332 relatórios e atuou para combater irregularidades como “exercício irregular da profissão; ausência de registro no CAU; ausência de placas, RRT e responsáveis técnico em obras”. Na média geral, quando dividimos a quantidade de relatórios de fiscalização pela quantidade de Registros de Responsabilidade Técnica, temos a terceira melhor média do país.

 

Fiscalização do CAU/PI percorreu 63 cidades e chegou pela primeira vez a alguns municípios

O trabalho de fiscalização do Conselho se intensifica também no litoral e interior do Piauí, o que ajuda na expansão do mercado de Arquitetura e Urbanismo. Em 2022, foram 63 cidades que tiveram ações de fiscalização realizadas, sendo que esta atuação chegou pela primeira vez em Campo Grande do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Dom Expedido Lopes, Madeiro, Manoel Emídio, Marcolândia e São José do Peixe. Já nos municípios de Bom Jesus, Corrente e Parnaíba, as ações de fiscalização em 2022 dobraram em relação ao ano anterior.

Piauí tem uma área territorial extensa, formada por 224 cidades, mas a fiscalização do CAU/PI traça um planejamento para conseguir otimizar sua atuação da forma mais eficiente possível. O Conselho entende quando ações de fiscalização são desenvolvidas, aumenta a procura por profissionais de Arquitetura e Urbanismo para solucionar irregularidades, garantindo valorização e postos de atuação para a categoria.

 

Serviços de Arquitetura e Urbanismo se expandem na capital, no litoral e no interior do Piauí

O ano de 2022 consolidou a expansão dos registros de responsabilidade técnica em serviços de Arquitetura e Urbanismo no Piauí. Foram mais de 5.500 registros em todo o estado, distribuídos em várias cidades, e confirmando uma tendência de crescimento da Arquitetura e Urbanismo na capital, no litoral e no interior. Em 2022, 55% dos registros foram realizados fora de Teresina.

Para o presidente do CAU/PI, Wellington Camarço, o crescimento e a expansão dos serviços de Arquitetura e Urbanismo é fruto de vários fatores, como o entendimento por parte da sociedade de que Arquitetura e Urbanismo presta serviços essenciais na busca pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. Além disso, ele argumenta que o aumento no número de profissionais com residência no litoral e no interior ajuda no fortalecimento para a atuação da categoria profissional.

“O CAU/PI tem um papel importante nisso. À medida em que fiscalizamos e dialogamos com a sociedade, fica evidente que Arquitetura e Urbanismo está presente em todos os lugares, e só se faz Arquitetura e Urbanismo com arquitetos e urbanistas, que cada vez mais vão desbravando e levando a profissão a todos os lugares. Muito ainda precisa ser feito, mas reconhecer este avanço é importante para todos.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Uma resposta para “Em 2022, CAU/PI emite 1332 relatórios de fiscalização e tem terceira melhor média do país”

  1. EMANOEL FARIAS disse:

    MEU CORDIAL BOA TARDE, IMPORTANTÍSSIMA A ATUAÇÃO DESSA FISCALIZAÇÃO PARA PODERMOS ELIMINAR O EXERCICIO ILEGAL DA PROFISSÃO. PORTANTO VEJO FALHAS NESTAS DILIGENCIAS PRINCIPALMENTE EM CIDADES PROXIMAS DA CAPITAL, POSSO CITAR AQUI OS MUICIPIOS: JOSÉ DE FREITAS, CABECEIRAS, BARRAS, BATALHA E OUTROS QUE ESTÃO SEM ESTA FISCALIZAÇÃO. PEÇO-LHES MAIS UMA VEZ QUE SE PROPONHAM A VIR ATE OS CITADOS. FORTE ABRAÇO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

31/10/2024

Discriminação no Trabalho: sabia como identificar

Destaques

31/10/2024

CAU/PI vai promover segunda edição do Fórum de ATHIS em Teresina; faça sua inscrição

Destaques

25/10/2024

CAU/PI lança edital de apoio institucional para projetos culturais

Destaques

21/10/2024

CAU/PI vai fazer pré-lançamento do edital CA/CULTURAL 2024