Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

03/01/2024ㅤ Publicado às 11:53

O plenário do CAU BRASIL é formado por 28 conselheiros federais titulares e seus respectivos suplentes – sendo um representante de cada estado brasileiro, um do Distrito Federal e um eleito pelas Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo (IES). O suplente exerce mandato apenas na ausência do titular.

Para a gestão do triênio 2024/2026, o Piauí terá como representantes no CAU BRASIL os conselheiros federais Paulo Eleutério e Sérgio Lebre, titular e suplente, respectivamente. Ambos foram eleitos nas ELEIÇÕES DO CAU 2023, já foram diplomados pelo CAU/PI e tomaram posse em Brasília.

Paulo Eleutério é formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Design de Interiores e Iluminação e Arquiteto Chefe no escritório Paulo Eleutério Arquitetura, em Teresina. Ele já exerceu o cargo de conselheiro estadual do CAU/PI.

Já Sérgio Lebre é formado em Arquitetura e Urbanismo desde 2007, especialista em Gestão na Industria da Construção Civil e Mestre em Economia do Setor Público. Ele é sócio proprietário do Escritório Sérgio Lebre e Laerte Leal Arquitetura e já ocupou os cargos de conselheiro estadual do CAU-PI no triênio 2021-2023, sendo vice-presidente na ocasião.

É o plenário do CAU BRASIL que decide, por voto, todas as diretrizes que balizam ações e estratégias de valorização e exercício da Arquitetura e Urbanismo no país e define a política de atuação do Conselho no país, também sendo o responsável pela gestão da autarquia.

O presidente do CAU BRASIL e a composição das comissões serão definidos na primeira Plenária Ordinária do ano, que será realizada nos dias 18 e 19 de janeiro.

VEJA O NOME DOS CONSELHEIROS FEDERAIS PARA O TRIÊNIO 2024/2026

 

ACRE (AC)

 TITULAR: Teresinha da Silva Melo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), em 2012, pós-graduada em Master em Arquitetura pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG), pós-graduanda em Gerenciamento da Construção Civil com enfoque na metodologia BIM – ESB.

 

 

 SUPLENTE: Moisés de Souza da Silva

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNINORTE, graduado em Tecnologia em Edificações pela UFAC, pós-graduando em MBA em Gerenciamento da Construção Civil com enfoque na plataforma BIM pela ESB. Atualmente exerce a função de Arquiteto e Urbanista na Empresa Vetor Engenharia.

 

ALAGOAS (AL)

 TITULAR: Josemee Gomes de Lima

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1986). Atualmente é arquiteta e urbanista do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo. Tesoureira do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Alagoas – IAB-AL e conselheira suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas – CAU/AL.

 

 SUPLENTE: Rosângela Benigna de Oliveira Carvalho

Graduada na Universidade Federal de Pernambuco, em 1994. Pós-graduação em gestão ambiental, pela Universidade Estadual de Alagoas 2005, e especialização em gestão ambiental urbanização de assentamento, em 2008, pela Brasil Ensino Online. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projetos de loteamentos e condomínios residenciais e empresariais atuando, principalmente, nos seguintes temas: projetos integrados , plano diretor participativo, bosque urbano e projetos arquitetônicos residenciais.

 

AMAPÁ (AP)

 TITULAR: Welton Barreiros Alvino

Graduação em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior, pós-graduando em Master em Arquitetura e Lighting, e Avaliação, Auditoria e Perícia em Engenharia. Responsável técnico pelas empresas Line Arquitetura e Urbanismo e P&R Comércio e Serviço Ltda e arquiteto e urbanista. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, na área de Projetos Comerciais, Residenciais e Institucionais, e com Construção de Obras Novas, Reformas e Ampliações e Serviços para a Administração Pública. Experiência na Docência com Disciplinas ministradas para o Cursos Técnicos – PRONATEC.

 SUPLENTE: Adailson Oliveira Bartolomeu

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2004) com aperfeiçoamento em Saneamento Urbano (2005), ambos pela Universidade Federal do Pará. Realizou Estágio Técnico no Núcleo de Acústica e Iluminação nos Edifícios, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa-LNEC (Portugal-2006). Mestrado em Integración de Energías Renovables en la Arquitectura na Escuela Tecnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidad Politécnica de Catalunya – UPC (2007/Espanha). Atualmente cursa doutorado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa – Portugal na linha de Pesquisa: Teoria e Prática do Projeto e trabalha como funcionário público efetivo no Governo do Estado do Amapá, na Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amapá (SEINF/AP). Leciona no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) e  foi CAU/AP (gestão 2018-2020). Tem experiência em Assessoria e Consultoria Técnica na área da Arquitetura e Engenharia; Concepção e desenvolvimento de projetos arquitetônicos e tecnológicos; Preservação e conservação ambiental, com ênfase em assentamentos humanos e energias renováveis; Pesquisa e Ensino Acadêmico nas áreas de: Projeto Arquitetônico; Controle Ambiental nas Edificações e Sustentabilidade Urbana.

 


AMAZONAS (AM)

  TITULAR: Kleyton Marinho da Silva

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Norte, em Manaus (2010).  É pós-graduado em Master em arquitetura e iluminação pelo instituto de Pós-Graduação de Goiás – IPOG (2015). Atualmente é sócio-diretor na empresa Join Arquitetos Associados. Tem experiência nas áreas de projetos de Arquitetura Residencial unifamiliar e multifamiliar, em projetos luminotécnicos, projetos de paisagismo, elaboração de estudos urbanos de impacto de vizinhança e relatórios de impacto no sistema viário. Também realiza projetos de requalificação urbana e é autor de projetos de loteamentos urbanos, de arquitetura a nível legal e executivo de empreendimentos multifamiliares de habitação de interesse social. Consultor de mercado imobiliário para empreendimentos residenciais multifamiliares com experiencia em estudos de viabilidade. Autor de projetos residenciais e institucionais em Manaus e em outras cidades brasileiras.

 

 SUPLENTE: Jean Faria dos Santos

Formado pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus (Ulbra) com pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades NiltonLins. Realizou pós-graduação, em 2002, em Arquitetura de Interiores, no instituto ESP, Gerenciamento de Projeto, em 2019, e pós-graduação em Arquitetura hospitalar pelo hospital Albert Einsten, em 2023. Tem experiência em gerenciamento de Projetos do Programa de Desenvolvimento Urbano e inclusão Socioambiental de Manaus, em conjunto com a empresa Quanta/Engevix; no Projeto de Revitalização do Mercado Adolpho Lisboa e Porto de Manaus, por solicitação da Prefeitura Municipal de Manaus; Brasilit S/A (1998 a 2004). Foi  supervisor técnico com atuação direta junto a clientes da empresa, arquitetos, engenheiros e técnicos de construção civil do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Mato Grosso. Represente comercial para o Estado do Amazonas da Empresa roca/Incepa ( 2018 )  e representante comercial para o Estado do Amazonas da Empresa NGK ( 2019 ). Realizou projetos e obra  relevantes de EAS, CMEs e usinas de tratamento de resíduo hospitalar nos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, São Paulo e Brasília atendendo o Grupo Bringel, como escritório de arquitetura e gerenciamento de obras desde 2015.  Presidente do Conselho de Arquitetura do Amazonas de 2018 a 2023.


BAHIA (BA)

 TITULAR: Neilton Dorea Rodrigues de Oliveira

Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBa), em 1975. Titular do escritório Neilton Dórea Arquitetura com mais de 600 projetos realizados em Urbanismo, Arquitetura e Restauração. Tem trabalhos publicados em revistas no Brasil e no exterior. Professor adjunto na FAUBa. Participou de várias entidades de Arquitetura e Urbanismo como presidente e membro da diretor. Atualmente é presidente do CAU/BA e membro do Conselho Superior do IAB (COSU).

 

 SUPLENTE: Loris dos Anjos Almeida Brantes

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza Sociedade Educacional, no Rio de Janeiro, em 1982. Mestre em Ciências Sociais pela UFBA (2002). Especialista em Psicologia Organizacional e Metodologia do Ensino Superior UNIFACS (1999). Trabalhou na UNIJORGE (UJ) de 2011 a 2021 e coordenou o curso de Arquitetura e Urbanismo (UJ) de 2015 a 2021, o Escritório Experimental de Arquitetura e Urbanismo da UJ, de 2015 a 2021 e o Projeto Especial PMS CODESAL, de 2018 a 2021. Membro da CPA (2014 a 2021), do Núcleo Docente Estruturante – NDE e Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2015 a 2021). Professora da UJ (2011 a 2021) e pesquisadora da iniciação científica (2011 a 2021), desenvolvendo projetos na área de habitação de interesse social (HIS) e ATHIS. Tem 21 anos de experiência no ensino superior em cargos de coordenação pedagógica, coordenação de curso e docência. 41 anos de experiência em cargos de gestão na iniciativa privada, projetos de arquitetura, de instalações especiais e projetos turn key. Atuou como diretora de empresa, arquiteta e urbanista, consultora na elaboração de projetos pedagógicos para instituições de ensino superior em todo o território nacional, professora universitária, conselheira suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU BA), gestão 2017-2020. Atualmente desenvolve projetos de arquitetura/interiores é conselheira titular do CAU/BA – Gestão (2020 – 2023).

 

CEARÁ (CE)

 TITULAR: Lucas Ribeiro Rozzoline Muniz 

Dirige a Studio Rozzoline, empresa multidisciplinar que atravessa a arquitetura, design, arte e construção. Presidente do Conselho de Arquitetura do Ceará (CAU/CE). Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Ceará (2014), após estudos em Arquitetura na Sapienza Università di Roma (2006-2011) e Universidad de Sevilla (2011-2012). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2019).

 

 SUPLENTE: Denise Sá Barreto Rebouças Seoane 

Arquiteta e Urbanista formada em 2008 pela UFC, pós-graduada em Tecnologia do Ambiente Construído, CENTEC, 2010 e Paisagismo, UNIFOR, 2014. Funcionária pública do Governo do Estado do Ceará, lotada na Superintendência de Obras Públicas com trabalho, principalmente, na elaboração de projetos de espaços públicos e de edifícios públicos, com enfoque nos hospitalares.

 

 


DISTRITO FEDERAL (DF)

 TITULAR: Mônica Andréa Blanco

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Brasília (UNB), em 1983. Mestrado pela UNB em 2007 e MBA em Neuroarquitetura, em 2022, pelo IPOG. Cursa Design de Interiores pelo IPOG. Como funcionária pública do Distrito Federal, atuou tanto na área de urbanismo como na área de arquitetura de 1984 até agosto de 2018. Na área de Urbanismo elaborou diversos projetos para as cidades que compõem o Distrito Federal e por último como gerente participou da elaboração da Lei de Uso de Ocupação do Solo até o ano de 2014. Atuou como arquiteta da Secretaria de Estado de Educação a partir de 1991, quando elaborou diversos projetos de construção, reforma e ampliação de escolas públicas do DF. Ocupou o cargo de gerente de projetos em 1993 por mais de 20 anos. Atuou como diretora de arquitetura da coordenação de infraestrutura do DF até 2018. Na iniciativa privada, elaborou projetos e acompanhou as obras de clínicas médicas e odontológicas, academias e residências. Na docência, foi tutora do curso de pós-graduação/EAD – UNYLEYA em Sustentabilidade (Construção Sustentável na Gestão Pública, atuando também como orientadora de trabalhos de conclusão de curso. Foi conselheira do CAU/DF na gestão 2018/2020 e é presidente na Gestão 2021/2023.

 

 SUPLENTE: João Eduardo Martins Dantas

Foi responsável pela análise de projetos na Diretoria de Aprovação, chefiou o Núcleo de Licenciamento e foi Diretor de Obras e Licenciamento no período em que esteve lotado na Administração de Brasília. Trabalhou na Casa Civil do DF, na SEGETH e na SEDUH. Conselheiro na Comissão Permanente de Monitoramento do Código de Obras e Edificações – CPCOE desde 2016 e responsável pela relatoria de processos de arquitetura no Conselho de Planejamento Urbano e Territorial do Distrito Federal (CONPLAN). Coordenou o GT de Regularização Edilícia no DF. Atua no desenvolvimento de soluções integradas de gestão com participação em sistemas tecnológicos do IPHAN/DF, Casa Civil do GDF, SEDUH e INFRAERO. É coordenador-geral de gestão estratégica no Ministério da Defesa, representante da Divisão de Economia na criação do Observatório Tecnológico de Defesa. Conselheiro do CAU/DF desde 2018.

 


ESPÍRITO SANTO (ES)

 TITULAR: Tito Augusto Abreu de Carvalho 

Formado em Gerenciamento de Projetos (FGV 2004). Arquiteto e Urbanista pela UFES (1993). Presidente do CAU/ES – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do ES (2012 – 2014 / 2015 – 2017). Co-Fundador do Fórum de Presidentes do CAU e coordenador 2015. Presidente do IAB-ES ( Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento ES). Ex-conselheiro em diversos conselhos de desenvolvimento urbano e profissional (Vitória, Vila Velha, Conselho Superior do IAB, entre outros). Palestrante e consultor em desenvolvimento urbano sustentável para empreendimentos públicos e privados. Atuação em planejamento, projeto conceitual, projeto executivo e gerenciamento de projetos tanto no Brasil quanto no exterior.

 SUPLENTE: Mônica Fittipaldi Binda 

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1996. Especializações em Interior Design pelo George Brown College, em 2001, e Scenography & Produsction Design pela Ryerson University, em 2003, ambos em Toronto. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em 2007. Experiência profissional em empresas como a Faculdade Nacional FINAC como coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e professora da disciplina Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Paróquia Nossa Senhora da Penha – Diocese de Cachoeiro de Itapemirm. Atuou em faculdades como Centro Universitário São Camilo – ES e América – Cachoeiro de Itapemirim. Tem trabalhos na Prefeitura Municipal de Castelo/ES e Vitória/ES, assim como Prefeitura Universitária do Campus de Goiabeiras/UFES, e foi perita em alguns processos em Vila Velha/ES. Atualmente está a frente da empresa MF Arquitetura & Associados desde 2015, onde desenvolve projetos de arquitetura e urbanismo, juntamente com a execução de obras, além de administrar a empresa. É conselheira do CAU/ES.

 


GOIÁS (GO)

 TITULAR: Maria Eliana Jubé Ribeiro

Graduada pela PUC/GO, em 1984, mestre em 2000 e doutora em 2010 pela USP com pesquisas nas áreas de História do Planejamento das Cidades e em infraestrutura verde. Atuou como Conselheira no CAU/GO entre 2012 e 2014 e no CAU Brasil entre 2015 e 2020. Foi vice-presidente do CAU Brasil em 2019. Assumiu cargos de confiança na Prefeitura Municipal de Goiânia, onde coordenou o projeto de revitalização do centro entre 2001 e 2004. É professora adjunta da PUC/GO nas áreas de projeto do edifício, urbano e paisagístico.

 SUPLENTE: Regina Maria de Faria Amaral Brito 

Graduada na década de 80 pela Universidade Católica de Goiás. Trabalhou em escritório de arquitetura realizando inúmeros projetos. Foi servidora efetiva na Prefeitura Municipal de Anápolis por 41 anos coordenando a área de Planejamento Urbano. Presidiu o Sindicato dos Funcionários e Servidores da Prefeitura de Anápolis por duas décadas. Foi conselheira Estadual do CAU/GO por dois mandatos atuando nas Comissões de Administração e Finanças e Política Urbana e Ambiental.

 

MARANHÃO (MA)

 TITULAR: Marcelo Machado Rodrigues

Arquiteto e urbanista pelo UNICEUMA – 2007, Técnico em Edificações pela EFTMA/ 1985. Atuou em projetos e estudos de Planejamento Urbano, Sistema Viário e Transportes, Infraestrutura Turística e de Esportes, principalmente de âmbito público. Pertence atualmente ao quadro de arquitetos e urbanistas da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – REGIONAL MARANHÃO. Foi presidente do CAU/MA e conselheiro federal na gestão 2021/2023.

 

 

 

 SUPLENTE: José Marcelo do Espírito Santo 

Arquiteto Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), 1987. Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2006, e é doutorando no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) da Universidade Estadual do Maranhão UEMA. Professor assistente no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em História da Arte e da Arquitetura, Arte Pública e Arte Cemiterial e Planejamento Urbano e Urbanismo.

 

MATO GROSSO (MT)

 TITULAR: Andre Nör

Presidente do CAU/MT nas gestões 2018 a 2020 e 2021 a 2023. Sócio proprietário do escritório de arquitetura e urbanismo André Nör Arquitetura, atuando nos setores da arquitetura comercial, residencial, institucional, hotelaria, arquitetura de interiores, gestão, acompanhamento e fiscalização e, ainda, executando obras civis.

 

 SUPLENTE: Cesar Augusto Gonçalez Gonçalves

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) em Campo Grande, em 2004. Pós-graduado em Engenharia de Infra Estrutura Urbana pela Faculdade FaCiência. Pós-graduando em Cidades e Construções Sustentáveis pela Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat). Mestrando em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos pela Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat). Tem experiência profissional em habitação de interesse social, atuando com projetos, execução e treinamento mão de obra em sistema de mutirão, com avaliação de imóveis urbanos, docência no ensino superior na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unic Polo Sinop, na Faculdade de Engenharia de Produção da Unic polo Sinop. Tem experiência em projetos e execuções de empreendimentos industriais, comerciais e residenciais, fabricação e montagem de estruturas de concreto armado pré moldado. Experiência em topografia, georreferenciamento e mapeamento aéreo. Gestor de empreendimentos imobiliários. Trabalhou com execução de loteamentos urbanos e rurais e obras de terraplenagem, pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de água potável, rede coletora de esgoto e sinalização viária. Arquiteto Sênior na empresa Soloplan Terraplenagem, Pavimentação Asfáltica e Construções Civis Ltda. Presidente da Associação dos Arquitetos e Urbanistas do Norte do Mato Grosso – Arqnorte Gestão 2020/2022 e 2023/2025. Conselheiro Municipal Titular da Câmara Técnica de Urbanismo e Meio Ambiente no CMDU de Sinop para revisão do Plano Diretor de Sinop-MT.

 


MATO GROSSO DO SUL (MS)

 TITULAR: Carlos Lucas Mali

Graduado pela FAU Farias Brito Guarulhos/SP 1978. Mestrando pela PUC/SP 1980/82. Engenheiro de Segurança do Trabalho 2008. MBA Construções Sustentáveis 2015. Vice Presidente Nacional IAB 2015/20. Presidente IAB-MS 1996/97. Conselheiro Federal Confea 1999. Cons./Coord. Câmara de Arquitetura Crea/MS 93/2010. Vice Presidente CAU/MS 2018/20. Professor FAU Cesup 1982/99. Projetos: Centro de Convenções de Corumbá, Fórum Campo Grande, Edifício Crea/MS, Ministério Público (Campo Grande e vários no MS). Membro do Conselho Estadual das Cidades na gestão 2011/13. Delegado Oficial do Brasil/IAB nos Congressos Internacionais da União Internacional dos Arquitetos (UIA) em Istanbul-2005, Seul-2017; Durban-2014; Delegação Brasileira Beijin-1999, Turin-2008; Conselheiro Superior IAB desde 1994.

 

 SUPLENTE: Adriana Tannus

Graduada pelo CESUP (atual UNIDERP) em 1995, Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil IAB MS 2017- 2019 e 2020 – 2022. Pós-graduada em Arquitetura Hospitalar pela Univ. Cidade de São Paulo e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Conselheira pelo IAB no CMDU – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbanístico, fez parte da equipe técnica que elaborou a reformulação do Plano Diretor de Campo Grande. Coordenadora de CEAU Conselho de Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo em 2019 e 2022. Atualmente tesoureira do IAB MS gestão 2023/2025. Profissional liberal com experiência em projetos e obras de edifícios corporativos e condomínios residenciais.

 

MINAS GERAIS (MG)

 TITULAR: Fernanda Basques Moura Quintao

Arquiteta e Urbanista formada pelas Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1998) e com MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (2003). Profissional com mais de 20 anos de experiência na Gestão Projetos, Equipes e Contratos na área de Arquitetura e Engenharia. Sócia da empresa Viabile Planejamento e Projetos. Atuação na elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos e possui larga experiência no gerenciamento de projetos dos mais variados tipos, atuando como agente de coordenação das interfaces interdisciplinares, administrando prazos, recursos, custos e informações. Diretora de Comunicação da AsBEA-MG no período de 2015-2017 Membro da Comissão técnica da Secretaria de desempenho da FIEMG Responsável técnica pela parte de Arquitetura e revisora do Manual de contratação para o desempenho de edificações habitacionais lançado pela FIEMG. Presidente da AsBEA-MG na gestão 2018-2019 e 2020-2021. Conselheira do CAU-MG 2021-2023. VP Relações Institucionais AsBEA-MG 2022-2023. Membro do Conselho Deliberativo do CODESE. Responsável pela coordenação do GT do CENTRO do CODESE.

 SUPLENTE: Andrea Lucia Vilella Arruda  

Graduada em Arquitetura e Urbanismo nas Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1988) e mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). É membro da diretoria executiva da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA; do Colégio de ex Presidentes do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/MG Núcleo Montes Claros e sócia cotista da Construtora Vilella. Foi professora e coordenadora de cursos de Arquitetura e Urbanismo em Minas Gerais, conselheira federal titular representante das IES do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e coordenadora da Comissão de Ensino e Formação – CEF do CAU/BR (20182020), representante da ABEA nos Colegiados de Entidades – CEAU do CAU/BR (2015-2017) e CAU/MG (2015-2016), presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA (2016-2017) e conselheira estadual e coordenadora da CEF do CAU/MG no mandato fundador (2012-2014). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo atuando, principalmente, nos seguintes temas: projeto de arquitetura, construção de edifícios, entidades profissionais e ensino.

 


PARÁ (PA)

 TITULAR: José Akel Fares Filho 

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Pará (1976). Especialista em Engenharia de Sistemas Urbanos pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (1977). Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade da Amazônia-UNAMA e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo (1993/2016). Empregado da Companhia de Administração da Área Metropolitana de Belém -CODEM(1977/-) à disposição do Município de Belém, exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Edificações, Parcelamento e Uso do Solo da Secretaria Municipal de Obras – SEMOB (1987/1989), Diretor do Departamento de Planejamento Urbano na Secretaria de Urbanismo – SEURB(1997/2004).  Arquiteto e Urbanista do Programa Monumenta Belém (2010/2012) e Arquiteto e Urbanista da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão – SEGEP(2010/2012) à disposição do Governo do Estado do Pará, exerceu o cargo de Diretor de Assuntos Municipais e Metropolitano na Secretaria de Planejamento – SEPLAN (1993/1995). Assessor da Diretoria de Construção e Urbanismo da Companhia de Habitação do Estado do Pará- COHAB(2005/2007) e Gerente de Mobilização e Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional-SEDURB(2007/2009). Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil- Departamento do Para- IAB-PA (1988/1992). Membro do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil- Direção Nacional(1988/1992). Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA-Pará(1991/1993). Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará CAU/PA (2018/2020 e 2021/2023).

 

 SUPLENTE: Ana Claudia Duarte Cardoso

Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1990). Mestre em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1994) e doutora em Arquitetura pela Oxford Brookes University, UK (2002). Participou da gestão do Governo do Pará (2007-2009). Foi docente na UFRN (2009-2011). Foi professora visitante na École de Urbanisme de Paris (2017). Foi diretora da ANPUR (2015-2017). Foi diretora da ANPARQ (2020-2022). É conselheira suplente do CAU Brasil (Pará). Pesquisadora do CNPQ desde 2010. Seu interesse de pesquisa atual é a convergência entre a urbanização promovida pelo capital e a urbanização nativa da Amazônia. Pesquisa os arranjos espaciais dos assentamentos humanos da região e a defesa do direito à sociobiodiversidade.

 


PARAÍBA (PB)

 TITULAR: Giovanni Soares de Alencar 

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1999. Pós-graduação em “Diseño de Interiores” pela Universidade de Salamanca na Espanha (2003-2004). Professor nas disciplinas de Projeto de Arquitetura e Interiores da UNIFACISA desde 2005. Diretor de Fiscalização de Obras e Posturas na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) desde 2013. Escritório próprio de Arquitetura e Interiores em João Pessoa desde 2005.

 

 

 SUPLENTE: Washington Dionisio Sobrinho 

Arquiteto e Urbanista com experiencia em execução de obras, patologia das construções, laudos técnicos, gerenciamento de obras, orcamentos de obras e planejamento de obras.

 

 

PARANÁ (PR)

 TITULAR: Jeanne Christine Versari Ferreira Sapata 

Arquiteta e Urbanista formada na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2014, e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (UEM/UEL), em 2017. Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Atua na área de Planejamento Urbano e Regional e com consultorias no desenvolvimento de políticas públicas, com ênfase nas áreas de habitação, ATHIS e instrumentos urbanísticos. É sócia-proprietária da empresa Viabiliza Arquitetura Popular. Atualmente está como Conselheira Superior (COSU) do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná (IAB/PR) e Diretora de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social no Núcleo Maringá do IAB/PR. Coordena desde 2021 o projeto desenvolvido pela Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social do Núcleo Maringá do IAB/PR em parceria com a Prefeitura de Maringá e a Fundação João Pinheiro no desenvolvimento e aplicação de um instrumento de diagnóstico habitacional a partir da Estratégia Saúde da Família. É autora dos livros “As desventuras do Planejamento Urbano” (2021) publicado pela FAUUSP; “Reforma Urbana e Direito à Cidade: Maringá” (2022) pela Letra Capital e do “Manual de Campo do Instrumento de Diagnóstico Habitacional Municipal” (2022) publicado pelo Núcleo Maringá do IAB/PR e Fundação João Pinheiro. Lecionou no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (FEITEP) de Maringá nas áreas de Projeto, Habitação de Interesse Social e Urbanismo entre 2021 e 2023 e no estágio docência na FAAUSP, entre 2019 e 2020.

 

 SUPLENTE: Emerson Jose Vidigal  

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná, com doutorado em Projeto de Edificações pela FAU – Universidade de São Paulo. Atua como arquiteto do Estúdio 41 Arquitetura, escritório do qual é um dos fundadores. Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR em Curitiba. Palestrante convidado em: Escola da Cidade – SP, FAU-USP – SP, Universidade Nacional de Córdoba – Argentina, Universidade Autônoma de Coahuila, Monterrey – México, HafenCity University, Hamburgo – Alemanha.

 

PERNAMBUCO (PE)

 TITULAR: Rafael Amaral Tenório de Albuquerque 

Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2007. Mestrado na Universidade Politécnica de Madrid (UPM), em 2009.  Sócio da Amaral Tenório + Arquitetos desde 2009.

 

 

 

 SUPLENTE: Henrique Marques Lins

Graduado em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1978. Arquiteto da Construtora MARPEF. Sócio diretor da Construtora Senzala Empreendimentos LTDA. Sócio e diretor da PLANAR – Planejamento Assessoria Arquitetura. Diretor de Planejamento e Construções do Clube Português do Recife. Diretor de Patrimônio e Construções do Clube Alemão de Pernambuco. Autor de vários projetos de edificações no Estado de Pernambuco e no Município de João Pessoa/PB. Autor de projetos de instalações telefônicas. Autor de projetos de sistema final de esgoto sanitários. Autor de projetos de instalações elétricas de baixa tensão. Autor de diversas obras de arte para edificações em Recife. Por dez anos exerceu cargo na Regional das Agências Regionais da Prefeitura da Cidade do Recife – PCR. Funcionário da Autarquia de Urbanização do Recife – URB-RECIFE exercendo, atualmente, a função de Avaliador de Imóveis da Gerência de Desapropriação da URB-RECIFE.

 

PIAUÍ (PI)

 TITULAR: Paulo Eleutério Cavalcanti Silva

Arquiteto e Urbanista, formado pela UFC, em 1989. Especialista em Design de Interiores e Iluminação e atualmente conselheiro titular do CAU/PI e arquiteto chefe em Paulo Eleutério Arquitetura.

 

 

 

 

 SUPLENTE: Sérgio Rodrigo Lebre Ferreira

Arquiteto e Urbanista formado em 2007 e administrador de empresas com habilitação em marketing formado em 2004. Especialista em gestão na indústria da construção civil (IEMPI) e mestre em economia do setor público (UFC). Sócio proprietário do escritorio de arquitetura Sérgio Lebre e Laerte Leal Arquitetura, conselheiro estadual do CAU/PI.

 

RIO DE JANEIRO (RJ)

  TITULAR: Leila Marques da Silva

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1985). Licenciatura em construção civil pela Faculdade Bethencourt da Silva (1987). Pós-graduação em Administração Pública nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2008).  Mestre em desenvolvimento Local pela Universidade SUAM. Servidora pública federal. Arquiteta do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Conselheira Estadual de Arquitetura e Urbanismo CAU/RJ, de 2018 a 2020, em curso seu segundo mandato até 2023. Doutorando em Desenvolvimento Local, UNISUAM. Tem experiência na área de projetos, fiscalização, administração pública, e educação.

 SUPLENTE: Denise Vogel Custodio Martins 

Formada em Arquitetura e Urbanismo (UGF/1985), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1991), Especialista em Estudos Urbanos e Ambientais (UFRJ/1989). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá, Professora do Curso de Hotelaria da Universidade Estácio de Sá em parceria com a Ecolé Hoteliere de Lausanne,  Professora da Fundação Getúlio Vargas / Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria e Consultora do FGV Consulting e FGV Projetos, Professora na Universidade Cândido Mendes nos Cursos de Pós-Graduação na área de Turismo e Hotelaria, Professora na Faculdade Integrada Silva e Souza, Consultora da Empresa Techno-PAR (2014/2015) atuante no setor de energia limpa com estruturação e licenciamento de unidades industriais de células e painéis fotovoltáicos.

 

RIO GRANDE DO NORTE (RN)

 TITULAR: José Jefferson de Sousa

Doutor em tecnologia da Arquitetura, mestre em Arquitetura e Urbanismo e especialista em conforto no ambiente construído. Professor aposentado da UFRN. Com 35 anos de experiência profissional foi chefe do Departamento de Arquitetura da UFRN, arquiteto na secretaria de saúde pública do RN e coordenador de meio ambiente na COVISA/RN. Foi conselheiro estadual no CREA/RN, conselheiro estadual no CAU/RN e vice-presidente na gestão 2015-2017, conselheiro federal suplente na gestão 2018-2020 no CAU Brasil. Foi membro do IAB/RN e do CONHABINS da Prefeitura Municipal do Natal. Atualmente é presidente do CAU/RN e atua como profissional liberal trabalhando com projetos de arquitetura de edificações, execução de obras e perícias e exercendo o cargo de diretor da CASANOVA Arquitetura e Urbanismo Ltda.

 SUPLENTE: Aulo Andre Leite de Aquino

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (2000) e mestre em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (2016), ambas titulações obtidas por meio da UFRN. Após a conclusão da graduação, passou a coordenar e desenvolver projetos de arquitetura na ARCTEC Arquitetura e Consultoria LTDA, com destaque para edifícios comerciais, coorporativos e hotéis, tornando-se sócio deste escritório no ano de 2009 e retirando-se da sociedade em 2015. Paralelamente, em 2007, fundou a empresa Aprove Consultoria e Soluções LTDA, junto com duas sócias, com a finalidade de trabalhar com o licenciamento de obras e edificações. No ano de 2021, deixou o quadro societário da Aprove e fundou duas empresas, nas quais atualmente ocupa o cargo de diretor, a Equipe Instalações e Prevenção LTDA, que trabalha com projetos e execuções dos sistemas de prevenção e combate a incêndio e a empresa Mais Urbanismo LTDA, que desenvolve projetos e serviços na área do licenciamento urbanístico e ambiental. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projetos de arquitetura, coordenação de equipes multidisciplinares, compatibilização, licenciamentos de obras e edificações, legislação urbanística e ambiental, relatórios de impactos e projetos complementares. Atualmente é conselheiro no CAU/RN.

 

RIO GRANDE DO SUL (RS)

 TITULAR: Carlos Eduardo Mesquita Pedone 

Graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul, Conselheiro Titular no Conselho de Arquitetura e Urbanismo  (CAU/RS). Arquiteto conveniado junto à Caixa Econômica Federal e diretor da Royal Arquitetura Ltda. Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase em Projetos de Edificação, e na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planos Habitacionais.

 SUPLENTE: Inês Martina Lersch

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), com Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil/UFRGS (2003), defendido junto ao Núcleo Orientado para a Ino-vação da Construção (NORIE/UFRGS), e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura/UFRGS (2014). Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Planejamento Urbano e Regional/ Demografia. Atua no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, no cargo de Professora Adjunta do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura/UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa GE-DURB_Ufrgs, cadastrado no CNPq; orienta também projetos de Iniciação Científica; ocupou o cargo de Chefia do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura na Gestão 2021/2022.

 


RONDÔNIA (RO)

 TITULAR: Carla Tames Alvarez 

Sólida formação acadêmica e vasta experiência em diversos campos dentro da Arquitetura e Urbanismo. Sua jornada começou com a graduação em Arquitetura e Urbanismo inicialmente na Bolivia , concluindo na Universidade Federal de Mato Grosso em 2004. Ao longo dos anos continuou aprimorando habilidades obtendo especializações como Desenho de Mobiliário pelo Instituto Europeu de Design (IED). Expertise em Metodologia do Ensino Superior adquirida no Centro Universitário São Lucas. Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho.

 SUPLENTE: Antônio Lopes Balau Filho 

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Instituto Moura Lacerda, em 1986, pós-graduação em Gerente de Cidade na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, 1998. Foi secretário municipal de Planejamento, Coordenação e Desenvolvimento na Prefeitura Municipal de Ji-paraná – RO. Secretário de Estado de Obras Públicas Governo do Estado de Rondônia.  Secretário Municipal de Planejamento Prefeitura Municipal de Ouro Preto do Oeste. Diretor Técnico e Imobiliário Companhia de Habitação Popular de Rondônia. Secretário Adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão Ambiental Prefeitura de Ribeirão Preto. Coordenador Acadêmico do curso Arquitetura e Urbanismo Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA desde 2014. Realizou projetos em escolas, shoppings, hospitais, penitenciárias e conjuntos habitacionais.

 

RORAIMA (RR)

 TITULAR: Graciete Guerra da Costa

Arquiteta pela Universidade Federal do Pará (1980) e graduada em lingua Francesa em Nancy II – Université de Nancy (1980). Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo PPG/FAU da Universidade de Brasília (UNB), em 2006. Doutoura pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais (IREL) na UNB, em 2014. Trabalha como arquiteta e urbanista em diversas cidades brasileiras como: Brasília, Belém, São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro e Roraima.

 

 SUPLENTE: Luiz Afonso Maciel de Melo

Arquiteto e Urbanista com pós-graduação em planejamento regional e urbano. Tem especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho.

 

 

SANTA CATARINA (SC)

 TITULAR: Patricia Figueiredo Sarquis Herden 

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina, com MBA em Plataforma BIM e especialização em Arquitetura de Interiores. Presidente do CAU/SC na gestão 2021-2023. Docente em cursos de pós-graduação. Certificada pela GRAPHISOFT Internacional, integra o Conselho Administrativo do BIM Forum Brasil. É empresária no setor de tecnologia há 30 anos e atua como consultora da indústria AEC em gestão e implementação BIM com foco no aprimoramento de processos. Tem vasta experiência englobando todas as fases do projeto, aprovação legais e compatibilizações até a execução de obras civis e interiores.

 

 SUPLENTE: Ricardo Martins da Fonseca  

Arquiteto e urbanista formado pela UFSC em 1991, com especialização em Construções Sustentáveis pelo IPOG (2014), Vice-presidente em duas gestões e depois presidente da AsBEA/SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), onde hoje é Vice-presidente. Foi conselheiro federal representante de Santa Catarina no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) por duas gestões, integrando a Comissão de Exercício Profissional. É sócio–proprietário do escritório Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura desde 2005, atua nas áreas de projeto arquitetônico residencial, corporativo, institucional, interiores e execução de obras. Nos últimos anos vem se dedicando ao estudo do mercado imobiliário e suas características, realizando desenvolvimento imobiliário e gestão de grupos para incorporação de imóveis. Atualmente é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades CESUSC em Florianópolis.

 

SÃO PAULO (SP)

 TITULAR: Luciana Bongiovanni Martins Schenk

Professora doutora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, (IAU – USP). Professora do Programa de Pós Graduação, IAU – USP, na área de Concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Co-líder do Grupo de Pesquisa YBY – Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem (cadastrado no CNPq). Co-líder do Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos de São Carlos (GTPU). Colaboradora da rede QUAPÁ-SEL, Quadro do Paisagismo no Brasil e participante dos últimos Projetos Temáticos com apoios FAPESP e CNPq. Consultora ad hoc da FAPESP. Presidente nacional da ABAP, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, gestões 2018 – 2020 e 2020-2022. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, (1990). Graduação em Filosofia pela FFLCH- USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, (2001). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1997). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2008). Experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura da Paisagem e Paisagismo.

 

 SUPLENTE: Rossella Rossetto 

Rossella Rossetto arquiteta e urbanista com especialização na Universidade de Roma (1982). Mestrado (1993) e doutorado pela FAU USP (2003). Membro do Conselho Superior do IAB, do Conselho dos ODS de São Paulo e conselheira do CAU SP. Trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde compôs a equipe de redação do Plano Diretor Estratégico de 2002 e 2014. Foi coordenadora executiva do Plano Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (2009) e consultora da ONU Habitat no Plano de Habitação de Angola (2010).

 

SERGIPE (SE)

 TITULAR: Ricardo Soares Mascarello

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em 1995. Mestrado em Engenharia Civil na área de Edificações e Comunidades Sustentáveis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS), em 2005. Especialização em Fundamentos do Projeto Arquitetônico pela UNIRITER (1997), em Gestão Universitária pela UNIVATES (2007) e Curso de Arquitectura del Ambiente pela Facultad Latinoamericana de Estudos Ambientales – FLACAM/ Argentina (1996). Foi Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIVATES e da Universidade Tiradentes. Foi secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura Municipal de Aracaju e diretor do Programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa. Participou da análise crítica da revisão do Plano Diretor de Aracaju (2010) pela parceria CREA/SE e OAB/SE e fez parte da equipe como consultor BID da Revisão do Plano Diretor de Aracaju (2015). Atualmente é arquiteto e urbanista com atuação autônoma e professor no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade FANESE. É conselheiro federal do CAU Brasil pelo Estado de Sergipe na gestão 2021/2023 e organizador atuante em pesquisas urbanas com o Projeto Traço Urbano.

 

 SUPLENTE: Rosany Albuquerque Matos

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (1982) possui pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade Tiradentes (2005) e mestrado em Restauro pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professora na Universidade Tiradentes, Universidade Federal de Sergipe e sócia da empresa Oficina de Projetos LTDA, atuando principalmente nos seguintes temas: elaboração de projetos arquitetônicos e complementares, preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades. Há 40 anos como profissional, já desenvolveu atividades na Construtora Celi (1984 – 1985), como engenheira de controle de obras; SMTU/SMTT (1985 – 1990), no planejamento do sistema integrado de transporte de Aracaju; Serviço de Patrimônio Estadual; IBPC / IPHAN (1993 – 1998) na gestão do patrimônio cultural sergipano; e na Oficina Escola de Laranjeiras (2002 – 2010), como professora da prática. Desempenhou a função de Conselheira Estadual do CAU/SE (2015- 2017). Como objetivo maior destaca-se a preservação do ambiente natural e construído.

 

TOCANTINS (TO)

 TITULAR: Silenio Martins Camargo

Arquiteto e Urbanista graduado na Universidade Católica de Goiás (UCG), em 1994. Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal de Goiás (UFTO), em 1989. Especialização em Planejamento Urbano Regional na Universidade Luterana do Brasil de Canoas (ULBRA-RS), em 2000. Curso de Extensão em Plano Diretor pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), em 2004 e especialização em Planejamento Urbano Ambiental na Universidade Federal do Tocantins (UFT-TO) convênio com a ARCA- GO, em 2006.

 

 SUPLENTE: Luis Hildebrando Ferreira Paz 

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS-RS, 1988. Pós-Graduado em Planejamento e Desenvolvimento Ambiental na Universidade Federal Fluminense – UFF, 1993. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, 2009, Universidade de Brasília -UNB. Professor da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, 1996-2003, e Universidade Federal do Tocantins-UFT, de 2003-2006, Vice-presidente. CREA-TO, 1999. Presidente do IAB-TO, 2000-2003. Diretor de Planejamento Territorial da SEDUH, de Palmas-TO, 2005-2008. Diretor de Projeto da SEHAB/TO, 2010. Diretor de Desenvolvimento Urbano da SCIDADES, 2014, Diretor de Planejamento Urbano da SEDRUH, 2015 a 2016, Suplente do Conselho Superior do IAB/TO. Conselheiro Federal do CAU  Brasil pelo Tocantins, 2012 a 2017, Vice Presidente do CAU/TO, 2018.

 

 

IES – INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

 TITULAR: Fabio Muller

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Arquitetura pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Teoria, História e Crítica de Arquitetura. É professor adjunto e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria e presidente do COMPHIC – Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria/RS. Em sincronia, dedica-se à produção literária em Arquitetura e Urbanismo, tendo publicado textos de teoria, história e crítica, enquanto mecanismo de reflexão sobre o estado da arte da disciplina e a produção arquitetônica contemporânea.

 

  SUPLENTE: Poliana Risso Silva Ueda

Doutora pela Universidade Federal de São Carlos, em 2021, Mestre pelo Programa de Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos, em 2010, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina, em 2007. Docente e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV). Sócia da empresa TEMA – planejamento e projetos urbanos, arquitetônicos e sociais e Pesquisadora do TECHAB – Tecnologias em Habitação vinculado ao IFSP – VTP. Atualmente é vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado de São Paulo – CAU/SP (2021-2023). Coordenou o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Brasil entre 2019 e 2021 e ministrou disciplinas de planejamento urbano, projeto de urbanismo e paisagismo entre os anos de 2016 e 2021. Foi subcoordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP, entre 2011 e 2012, docente do curso entre 2010 e 2013 e professora coordenadora do LADU – Laboratório de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano da UNIRP (2010-2012). Integrou o corpo docente do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFSP) de Votuporanga (2018 – 2020) e de instituições de ensino superior e de pós graduação de São José do Rio Preto: UNORP (2010), UNILAGO (2014) e UNIP (2015); e de Araçatuba: UNITOLEDO (2014 – 2020). Experiência acadêmica e profissional: áreas de Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em políticas públicas habitacionais, planos territoriais e instrumentos urbanísticos e produção do espaço urbano em cidades pequenas e médias.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

08/11/2024

II Fórum de ATHIS do CAU/PI promove processo de revitalização do centro de Teresina a partir da habitação social

Destaques

31/10/2024

Discriminação no Trabalho: sabia como identificar

Destaques

31/10/2024

CAU/PI vai promover segunda edição do Fórum de ATHIS em Teresina; faça sua inscrição

Destaques

25/10/2024

CAU/PI lança edital de apoio institucional para projetos culturais